“Esforça-te, e tem bom ânimo…” (Josué 1.6)

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Substituir a liderança de Moisés não é para qualquer um! Grandes responsabilidades, obstáculos, intensas tristezas, desilusões e dores teriam que ser suportados. Josué tinha uma grande missão pela frente, e só conseguiu realizá-la porque ouviu a voz de Deus. Deus nunca nos deixa só! Mediante a tanta situação difícil e desânimo assim, disse o Senhor a Josué: Esforça-te, e tem bom ânimo (1.6); Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo (1.7). Deus tinha um objetivo para animá-lo, mas Josué ainda não conseguia enxergar esse objetivo e nem poderia, pois somente Deus é onisciente (sabe de todas as coisas) e soberano (está no controle de tudo). O Senhor sabia que com ânimo e força Josué conseguiria passar o povo pelo rio Jordão, em direção à terra prometida aos filhos de Israel (1.2). 

Então aconteceu! Com ânimo restaurado e pela fé no Senhor, Josué teve êxito! Semelhantemente, se nós ouvirmos a voz de Deus seremos cheios do ânimo do Senhor e teremos forças para prosseguir a caminhada, suportando os obstáculos, as tristezas, as desilusões e as dores da vida! O Apóstolo Paulo também passou por momentos difíceis e bons na vida como disse (Fp 4.12): Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Paulo finaliza com uma lição que todos nós, que ouvimos a voz de Deus, podemos aprender: (Fp 4.13) Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Não que ele fosse um “super-homem” que pudesse fazer qualquer coisa, não! Mas, em Cristo, ele aprendeu a sobreviver tanto nos momentos bons como nos momentos difíceis que todos nós passamos um dia….

 

Related Post

Comentários