Fundamento e Coluna da Igreja

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

No capítulo 6 do seu Evangelho, Lucas nos conta que num dia de sábado, Jesus curou um homem da mão atrofiada, enfurecendo os fariseus. Após isso, Cristo retirou-se para um monte a fim de orar. Atravessou toda a noite em oração.

 

 

No outro dia, Cristo tomou uma atitude surpreendente. Vejamos: Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. 

No versículo que estamos estudando hoje, Lucas se refere a este acontecimento quando diz: Escrevioprimeirolivro, óTeófilo, relatandotodasascoisasqueJesuscomeçouafazereaensinar,atéaodiaemque, depoisdehaverdadomandamentosporintermédiodoEspíritoSantoaosapóstolosqueescolhera, foielevadoàsalturas.” (At 1.1-2).

Cristo tinha diversos discípulos, no entanto Ele escolheu apenas doze para apóstolos. Para que não houvesse nenhuma dúvida, Lucas cita o nome de cada um deles. Assim, o autor não permite que mais ninguém, a não ser aqueles que ele mesmo cita posteriormente (Matias e Paulo) sejam chamados de apóstolos. 

A escolha dos apóstolos não foi um simples ato de improviso. Cristo orou a noite inteira. Percebe a grandeza desse acontecimento??? 

Estava em jogo aqui a construção, o fundamento da Igreja. Paulo chama os apóstolos de “coluna” e diz que a Igreja estava edificada sobre a doutrina deles:

Edificadossobreofundamentodosapóstolosedosprofetas…” Ef 2:20. “…Tiago, CefaseJoão, queeramreputadoscolunasGl 2.9. 

Os apóstolos não eram somente plantadores de igrejas. Eles foram os responsáveis pela consolidaçãodo cristianismo, mesmo que isso tenha lhes custado a própria vida. 

Defenderam a humanidade e a deidade de Cristo. Desvincularam o cristianismo do judaísmo. Tiraram o véu que cobria o Antigo Testamento e provaram que Jesus Cristo era o Messias esperado pelos judeus. Mostraram a todos que Moisés e os Profetas sempre apontaram para Cristo. “ ExpondoedemonstrandoqueconvinhaqueCristopadecesseeressuscitassedentreosmortos. EesteJesus, quevosanuncio, diziaele, éoCristo.” At 17:3. 

Infelizmente, o que temos hoje é a usurpação do título e a da autoridade dos apóstolos de Cristo. 

A igreja Católica, por exemplo, acredita na sucessão apostólica. Segundo a doutrina católica, o papa é o sucessor de Pedro no governo da Igreja e o Vigário de Cristo na terra. “Petri Apostoli Potestatem Accipiens”, isto é, “aquele que recebe autoridade do apóstolo Pedro”. 

Outros como os mórmons, neopentecostais e afins tem constituído novos apóstolos para si. 

Tenho uma sugestão para todos: 

AatitudedevocêsdevesersemelhanteàquelaquenosfoimostradaporJesusCristo, queemborasendoDeus, nãoexigiunemtampoucoSeapegouaseusdireitoscomoDeus, maspôsdeladoseuimensopoderesuaglória, ocultandosesobaformadeescravoetornandosecomooshomens. ESehumilhouaindamais, chegandoaopontodesofrerumaverdadeiramortedecriminosonumacruz.” Fp 2.5-8. 

Você se considera líder, apóstolo ou algo mais??? Viva como servo (escravo) de Cristo. Não se apegue a títulos ou a autoridade que você acredita ter direito. Ao contrário, considere os outros como seus superiores. Abra mão de seus poderes pessoais, orgulhos e vaidades. Tudo isso é passageiro, fútil. 

Aprendamos algo interessante. Os autores das Cartas do Novo Testamento sempre se apresentavam como servos. Observe: PAULO, servo de Jesus Cristo… Rm 1:1; TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo… Tg 1:1; SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo… II Pd 1:1; JUDAS, servo de Jesus Cristo… Judas 1:1; Revelação de Jesus Cristo… a JOÃO seu servo… Ap 1:1. 

Fica aqui a pergunta: o que é mais importante: ser servo ou ser apóstolo??? Ora, para ser apóstolo, obrigatoriamente eles tinham que ser servo. 

Segundo o próprio Cristo, paraseromaiordetodos, éprecisoserservo. Masaquelesqueseachamgrandes, sofrerãodesapontamentosehumilhação; eaquelesquesehumilhamserãoengrandecidos. Mt 23.11-12. 

Qual é o resultado de ser servo??? … DeusOelevouatéàsalturasdocéueLhedeuumNomequeestáacimadequalqueroutronome. Fp 2.9. 

Espere somente mais um poucodetempoevocêtambémseráelevadoàsalturascomCristoeteráumnovonomeeumtítulomuitomaisimportantedoqueapóstolo, líderoucoisaparecida. 

Façamosassim. EsperemoscompaciêncianoSenhorenotempooportunoseremosexaltados

 

Atéapróxima!!!

 

Deusnosabençoe!!!  

 


Notas

1. LLOYD-JONES, D. Martin RomanosExposiçãosobreCapítulo 1 – OEvangelhodeDeus. São Paulo: Editora PES – Publicações Evangélicas Selecionadas, 1998.

2. BíbliaViva.

3. http://www.cacp.org.br/catolicismo

4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sucessãoapostólica

Related Post

Comentários