Os Cinco Solas

Infelizmente, muitos evangélicos ainda não conhecem os “Cinco Solas” que são as verdades centrais, ou os princípios, da Reforma Protestante e do evangelicalismo histórico. Por isso, toda igreja protestante (ou evangélica como é conhecida hoje) deve basear-se nos 5 Solas. Segue um resumo para que todos possam imprimir e divulgá-los.

1) Sola Scriptura – “Somente a Escritura”, ou a autoridade e suficiência das Escrituras (Mateus 4:4 | Atos 15 | Efésios 2:20 | 2Timóteo 3.16-17 | Hebreus 1:1)

Afirmamos que a Escritura é inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência e de revelar a fé justificadora que vem de Deus. A Bíblia sozinha ensina tudo que é necessário para a nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado. Negamos qualquer credo, concílio ou indivíduo que possa constranger a consciência de um crente; que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o exposto na Bíblia; e também que a experiência espiritual pessoal possa ser veículo de revelação ou de fonte da fé justificadora.

RESUMO:  Somente a Escritura, que não tem erro, é capaz de nos revelar a Salvação e o único Salvador Jesus Cristo.

2) Solus Christus  – “Somente Cristo”, ou a suficiência e exclusividade de Cristo (João 15:5 | Atos 4:12; 2:30-33 | Romanos 16:25-26 | Filipenses 4:13)

Afirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação somente pela fé e reconciliação com o Pai. Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé justificadora em Cristo e sua obra não estiverem sendo invocadas.

RESUMO: Somente o que Cristo fez por nós pode nos salvar da ira de Deus e do inferno.

3) Sola Gratia – “Somente a Graça”, ou a única causa eficiente da salvação (Romanos 3:10-12;5:6 | Efésios 2:1;8)

Afirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo somente por meio da fé justificadora, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé justificadora não seja  produzida pela nossa natureza não-regenerada.

RESUMO: Somente a graça de Deus é a única causa eficiente da salvação do inferno e da ira de Deus.

4) Sola Fide  – “Somente a Fé”, ou a exclusividade da Fé como meio de Justificação. (Mateus 5:48 | 2Coríntios 5:21 | Romanos 3:28;5:1;4:25 | Efésios 2:8 | Hebreus 4:15)

Afirmamos que a justificação é pela graça somente, por intermédio da fé justificadora somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus e isso acontece por causa da fé justificadora que recebemos do Espírito Santo para sermos justificados. Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; que a fé natural com a qual nascemos possa nos levar a crermos em Cristo sermos justificados e salvos da ira de Deus.

RESUMO:  Somente a fé justificadora nos justifica diante de Deus, somos aceitos(justificados) por Deus como seus filhos para sempre.

5) Soli Deo Glória – “A Deus somente, a glória”, ou a exclusividade do serviço e da adoração a Deus. (Atos 7:2 | 1Coríntios 2:8; 10:31 | 1Pedro 4:10-11)

Afirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre pela fé justificadora, recebida no novo nascimento. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, negligenciando ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou permitindo que o aperfeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

RESUMO: Somente a Deus seja a glória para sempre, pois a salvação é de Deus e realizada somente por Deus.

Em Cristo e com amor,

Pr. Paulo Corrêa

Fontes:
Boice, James M. e Outros. Reforma Hoje. Editora Cultura Cristã 1999
George, Timothy. Teologia dos Reformadores. Editora Vida Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.