NOSSA HISTÓRIA

pamela pauloNo dia 04 de Fevereiro de 2006 casei com a Pâmela. No mesmo ano saímos de Belém/PA para morarmos em Taguatinga – cidade satélite do Distrito Federal. Tudo era novo, local de trabalho, vida, igreja local, comida, etc…

Com o passar do tempo, minha esposa começou a entrar em depressão, inúmeros fatores contribuíram para isso, mas o principal deles era o medo de ir para o inferno. Pois, acreditávamos que um só vacilo do crente, este perderia a salvação. Apesar de seguirmos a Jesus já há algum tempo (minha esposa desde pequena frequentava uma igreja evangélica e eu há 3 anos naquela época), mas não tínhamos segurança da nossa salvação em Jesus Cristo.

Tivemos muitos momentos complicados, e isso nos levou aos pés de Jesus para tentar entender o que estava acontecendo e como proceder… Porém, a situação só piorava e a única coisa que Deus falava ao meu coração era: “Estude a minha Palavra”. Mais e mais eu buscava a Palavra do Senhor. Em 2007, o pastor presidente da igreja local, onde congregávamos, ofereceu-me uma bolsa de 100% para eu estudar teologia a partir de 2008. Então comecei a estudar.

Certo período do curso, fui desafiado por mim, e influenciado pelo meu professor, a escrever um artigo sobre a Teologia do Pacto e a Teologia do Dispensacionalismo. Então comecei a conhecer e a estudar a Teologia Reformada para escrever tal artigo. Li sobre o conceito de monergismo (foi quando conheci o site http://monergismo.com) e de sinergismo. Em seguida, tive o primeiro contato com a doutrina da justificação defendida por todos os reformadores do início da Reforma Protestante do século XVI. Em paralelo a isso, Deus me fez conhecer um irmão em Cristo, colega de trabalho na época – Daniel Torres -, que conversou comigo sobre esses conceitos até então novos para mim.

Certo dia, em uma discussão sobre quem convencia o ser humano do pecado, Daniel me perguntou… “Paulo, quem convence o homem do pecado???”, eu respondi.. “O Espírito Santo, somente!”.. em seguida ele fez outra pergunta.. “E por que o Espírito Santo não convence a todos? Ele seria incapaz de fazer isso, sendo Deus?”.. eu sempre tinha uma resposta… mas naquele dia algo diferente aconteceu…

Simplesmente percebi e aceitei no meu coração que o Espírito Santo só convenceria do pecado aqueles que Ele escolhesse e não porque o ser humano tem poder em si mesmo para decidir seu próprio destino…. Influenciado por outros e pela minha natureza pecadora, eu sempre entendia a palavra “convencer” com o mesmo significado de “obrigar”, mas são palavra diferentes… muitos ainda usam hoje a seguinde defesa.. “Deus não obriga ninguém a se converter…”.. e realmente Ele não obriga, Ele CONVENCE, e sempre consegue fazer isso com quem Ele quer … é uma obra soberana de Deus, e sempre será.

Sem dúvidas, eu já havia ouvido sobre a doutrina da justificação pela fé, sobre a reforma protestante, etc… mas nunca tinha estudado/atentado sobre o assunto de maneira tão intensa como estava acontecendo. Em determinado período, Deus abriu meus olhos e consegui entender e crer no conceito bíblico da justificação pela fé. Percebi biblicamente que o salvo JAMAIS perderá a salvação. Uma vez em Cristo, temos A VIDA ETERNA e não uma vida temporária.

Somos justificados (nos tornamos inocentes da nossa culpa, e por isso não podemos ser condenados) de todos os nosso pecados (passado, presente e futuro) pela obra realizada na cruz por Jesus Cristo!!! Também compreendi que fui eleito antes da fundação do mundo para a salvação, segundo a vontade de Deus somente – nesse momento, foi quando realmente entendi o signifcado de ser salvo imerecidamente!!!!

Tudo isso fez com que eu me sentisse humilhado, fraco e completamente dependente de Deus. Pude perceber mais intensamente o poder da Graça de Deus. Que salvação maravilhosa!!!! Em definitivo, sem Ele, eu nunca poderia ter sido salvo. Eu nunca iria até Jesus, se antes eu não tivesse sido escolhido por Deus. Agora fazia sentido para mim o que Jesus disse no texto a seguir:

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44)

Então usei Romanos 5 a 9 para mostrar a minha esposa o poder de Deus na salvação. Tentei mostrar para ela o fato de que se ela cria em Jesus, é porque Ele a tinha escolhido para isso. Ninguém crê em Cristo sozinho. Não posso dizer que creio nEle se primeiro não houve mudança, pelo agir do Espírito Santo, em minha vida! Em outras palavras, reconhecer que somos pecadores e crermos em Jesus é a primeira mudaça de vida – o ladrão na cruz seria um bom exemplo disso (Lucas 23.41-43). E o melhor, essa mudança continuará até o fim da vida do salvo!!!!

Uma vez que ela compreendeu isso, o poder de Deus em suas verdades a tirou da depressão, Glória a Deus!!! No caso dela, o principal motivo (cada caso é um caso) da depressão era a falta de segurança da salvação. Ela cria que Cristo não era suficiente para garantir sua salvação, ela teria que merecer a salvação. Ou seja, teria que colaborar de alguma forma para não ir para o inferno. Pois, ela não se achava merecedora do céu e por isso Deus não poderia salvá-la. De fato, ela não é. Nenhum de nós somos, não merecemos o céu. Sempre seremos merecedores do inferno. Por isso que somos salvos pela graça. Recebemos de Deus o que não merecemos: a salvação em Jesus Cristo.

Depois começamos a estudar mais sobre o assunto e naquele ano também conheci a Conferência FIEL que, por planejamento divino, estava abordando o tema “Justificação pela Fé somente” – isso contribuiu para aprofundar nosso entendimento sobre o assunto e para definir o nome do Blog…

Veja a chamada da Conferência FEIL em 2009:

Em 25/06/2009, nasce então o Blog Justificação pela Fé para divulgar essa maravilhosa verdade tão importante para vida do salvo!!! Jesus disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. Como a igreja onde congregávamos não defendia essa verdade, resolvemos sair de lá. Infelizmente, tal verdade foi abandonada ou esquecida por muitas igrejas ditas evangélicas, manchando assim o poder de Jesus de salvar e garantir a salvação do seu povo. Hoje estamos numa igreja batista que amos muito, uma boa igreja que defende e crê na doutrina da justificação pela fé.

Amados leitores, se você se arrependeu dos seus pecados e crê em Jesus como seu único Senhor e Salvador, tenha a certeza de que a obra que Ele começou em você, Ele terminará. Se Cristo mudou sua vida, a santificação deve ser real na sua vida – isso prova que você é uma nova criatura, que você nasceu de novo -, então definitivamente você tem a VIDA ETERNA e nunca a perderá. Afinal, ela é ETERNA e não temporária.

Seja bem-vindo! Sinta-se a vontade em navegar por todas as nossas seções! Nossa oração é que Deus possa usar este site para abençoar e edificar a sua vida.

O SENHOR te abençoe e te guarde (Números 6.24)

Em Cristo, Paulo Corrêa e Pâmela Corrêa

 
Colaboradores Elias Sílvio e Fabíola Sílvio; Henderson Fonteneles, Polyanna Costa; Alex Halley e Elaine Halley; Renata Santiago; Wendell Veras; Sinvaldo Bravo e Rosangela Bravo; Afrânio Neves e Renata Neves; João Rocha e Flávia Araújo; Wellington Reis; Celeste Ontivero; Dorgival Pedro.